Você usa aplicativo de portfolio?

Há algum tempo escrevi em meu blog pessoal sobre os 10 melhores sites para portfolio online. Lá listei as plataformas que considero serem melhores para colocar seu portfolio de forma organizada e bonita.

 

Não é segredo para ninguém a importância do portfolio hoje em dia. Facilita na hora de enviar o portfolio em um email, para que alguém possa indicar seu trabalho, mesmo sem você saber, e também possibilita a busca orgânica pelo seu trabalho.

 

Agora a minha dúvida é, em uma entrevista, como você apresenta seu portfolio? Tem pessoas que levam o computador, outras o tablet, mas o que fazer quando você é pego de surpresa para mostrar o portfolio no mesmo dia e deixou esses dispositivos em casa?

 

Esse dilema eu já passei pela minha carreira, e acabei não levando o portfolio e explicando a situação. Porém, sei que não é muito bacana, por isso quero mostrar algo que descobri faz pouco tempo…

 

Algumas dessas plataformas, além de terem o site responsivo, também contam com uma opção de aplicativo para mostrar o portfolio. Como é o caso do:

 

Behance Display (Creative Portfolio)

 

É um aplicativo do Behance que simplifica a interface do seu portfolio mantendo apenas o que realmente importa… as suas peças.

 

Lá a usabilidade é muito fácil e prática, testei e estou achei muito bacana e simples. Conheça aqui.

 

 

Squarespace Portfolio

 

É um aplicativo do Squarespace com a mesma utilidade do Behance Display, com uma linguagem minimalista também e usabilidade simplificada. Conheça aqui.

 

 

E o melhor, os dois Apps funcionam mesmo sem conexão com a internet, o que facilita e muito aquele momento em que o sinal não pega tão bem ou que a agência não conta com um acesso wi-fi.

 

Sempre que apresentei meu portfolio no notebook, ou no tablet, esse sempre foi o meu maior cuidado, ter o meu portfolio offline, para que a pessoa conseguisse ver mesmo sem internet.

 

Acredito que esses aplicativos podem ajudar e muito nessas entrevistas. Afinal, sorte é a junção de oportunidade com preparação!

 

Diretor de Arte, atualmente na Publicis de Lisboa. Veio trabalhar na terra do Pastel de Belém em meados de 2015. Antes disso vivia em São Paulo, onde passou por agências legais como AlmapBBDO e F/Nazca Saatchi&Saatchi. Foi selecionado como Young Lions para representar Portugal em Cannes Lions 2016.

673