Você conhece uma freira designer?

Você conhece uma freira designer?

Você acreditaria se eu falasse que existiu uma freira designer e que ela foi muito importante para a técnica de serigrafia e o movimento Pop Art? Pois é, essa também foi a mesma reação que tive quando conheci a Corita Kent.
 
 
Irmã Mary Corita Kent, além de entrar para a ordem de Irmãs do Imaculado Coração de Maria de Los Angeles, estudou Design e fez mestrado em História da Arte. Contando um pouco da história, ela foi presidente do departamento de arte da ordem, e suas aulas eram consideradas a meca da vanguarda, sendo frequentadas por artistas como como Alfred Hitchcock, John Cage, Saul Bass, Buckminster Fuller e Charles & Ray Eames.
 
O sucesso dos trabalhos de Corita Kent foi tanto que na década de 50 os membros do clero de todo o país eram enviados para estudar no Colégio do Imaculado Coração. Na década seguinte os trabalhos de Kent se tornaram cada vez mais políticos, o que gerou muita tensão com a igreja católica, culminando na sua saída da ordem em 1968.
 
 
Seus trabalhos costumam abordar temas religiosos e políticos, geralmente se apropriando de citações de poetas famosos e anúncios de produtos cotidianos. Esse contraponto e os estudos de formas, cores e tipografia que fazia usando a técnica de serigrafia são uma marca muito forte dos seus trabalhos.
 
 
Por causa desse seu estilo, desempenhou um papel importante no movimento de Pop Art. Muitas de suas obras estão espalhadas por museus dos Estados Unidos. Mas seus trabalhos mais conhecidos são o “Rainbow Swash”, um projeto feito em 1971 em um tanque de armazenagem de Gás Natural Liquefeito em Boston, e a versão de 1985 do selo especial “LOVE” do correio americano.
 
 
 
A história dela é tão inspiradora quanto suas obras. E me fez pensar sobre o emprenho que coloco no meu design, na minha arte, para que eles realmente sejam cada dia melhores. Por isso deixo a pergunta, qual a real importância que você dá para os seus trabalhos?

Rubens

Diretor de Arte, atualmente na Publicis de Lisboa. Veio trabalhar na terra do Pastel de Belém em meados de 2015. Antes disso vivia em São Paulo, onde passou por agências legais como AlmapBBDO e F/Nazca Saatchi&Saatchi. Foi selecionado como Young Lions para representar Portugal em Cannes Lions 2016.

No comments yet. Be the first one to leave a thought.
Leave a comment

Leave a Comment