Livro da Semana: O fator VDM.

Livro da Semana: O fator VDM.

 

Eis um livro capaz de ajudar muitos designers, principiantes ou não.

“O fator VDM” foi escrito por Luis Marcelo Mendes para mostrar que “merdas acontecem”, mas que há como se prevenir, ou pelo menos minimizar as chances delas acontecerem!

O livro é dinâmico e possui linguagem informal, o que o torna muito rápido, agradável e divertido de ler, se aproximando do leitor através dos diversos casos de “acidentes de projeto” apresentados pelo autor. Além disso, para auxiliar mais ainda a vida daqueles que trabalham com design, Luis Marcelo Mendes publicou duas versões do Fator VDM: uma para profissionais e outra para clientes!

Eis a transcrição de um trecho do livro “O Fator VDM – para profissionais”, para despertar a curiosidade de todos.

“Curiosamente, as pessoas que trabalham em projetos criativos pensam pouco naquilo que pode dar errado. (…)

A visão de um anestesista, por exemplo, é completamente diferente. (…)No fundo ele sabe que o trabalho dele pode dar merda mesmo quando os riscos são mínimos. Nesses casos, merdas na mesa de cirurgia podem se tornar situações irreversíveis.

É interessante pensar por que esse senso de perigo muitas vezes não é percebido em projetos criativos e que acabam pautando decisões desastrosas. Afinal, o que pode dar errado numa promoção on-line? Para que gastar tanto dinheiro num protótipo? Por que tanta pressa para aprovar o material? Qual o problema de mudar a textinho antes do catálogo seguir para a gráfica?”

 

Sem dúvida esta é uma leitura recomendadíssima para inspirar todos os designers.

livros_vdm

Ricardo Bonizoli

Formado em Design de Produto pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, adora design gráfico, web e produtos inovadores. Criador e redator do blog, busca inspiração em todos os cantos e áreas do conhecimento.

No comments yet. Be the first one to leave a thought.
Leave a comment

Leave a Comment