J. Carlos, uma nova antiga referência

Estava pensando no que iria escrever aqui no Design Inspirador ao lado da televisão ligada. E passou uma reportagem no SPTV sobre uma exposição de um antigo ilustrador chamado de J. Carlos. Não conhecia o trabalho dele, mas fiquei hipnotizado com suas ilustrações e diagramações que apareceram na matéria.

 

jcarlos

 

Pesquisando mais sobre o artista, ví que sua história também é interessante. J. Carlos, que viveu de 1884 à 1950, foi um chargista, ilustrador e designer gráfico brasileiro muito importante para o estilo art déco no design gráfico brasileiro. Seus trabalhos ilustraram as principais revistas da época e foi o primeiro brasileiro a desenhar o Mickey Mouse na revista “O Tico Tico”.

 

Em uma visita ao Brasil, Walt Disney ficou impressionado com os trabalhos do artista e o convidou para trabalhar em Hollywood, proposta que J. Carlos recusou. Porém dizem que Disney, inspirado por J. Carlos, criou Zé Carioca no próprio hotel em sua viagem.

 

Suas ilustrações mais famosas são as figuras típicas do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

 

 

A exposição que está no Centro Cultural Correios São Paulo é o resultado do projeto J. Carlos em revista, realizado em 2008 pela designer Julieta Sobral e o caricaturista Cássio Loredano, que consistiu na digitalização das revistas “O Malho” e “Para Todos”, entre 1922 e 1930, período em que J. Carlos esteve a frente da direção artística. Acervo que pode ser visto aqui.

Diretor de Arte, atualmente na Publicis de Lisboa. Veio trabalhar na terra do Pastel de Belém em meados de 2015. Antes disso vivia em São Paulo, onde passou por agências legais como AlmapBBDO e F/Nazca Saatchi&Saatchi. Foi selecionado como Young Lions para representar Portugal em Cannes Lions 2016.

195