Ilustração como ferramenta de branding

O branding, também chamado de gestão de marcas, possui papel de analisar e planejar como uma empresa é percebida, sentida, vivenciada no mercado. Isso deveria ser priorizado e buscado por toda a empresa mas, infelizmente, não acontece com tanta frequência. A gestão de marcas não é algo exclusivo para grandes corporações e multinacionais: é uma ferramenta destinada a toda empresa que deseja investir em seu futuro. A marca fala e se faz tangível, a partir de seus pontos de contato, fazendo seu consumidor entender seu espírito e, potencialmente, se apaixonar por sua personalidade. No mercado atual, não existem mais blocos de concreto representando valores abstratos, as empresas de hoje são pessoas reais nas vidas de seus consumidores.

O Design aplicado ao branding é um passo fundamental na construção de marcas. Como as pessoas vão vivenciar a empresa? Porque elas deveriam se importar com a empresa? Qual o sentimento gerado pela interação com a empresa? É isso, e muito mais, o que a marca dirá aos consumidores, seja bem projetada ou não. Um projeto ineficaz de design pode trazer respostas indesejadas a todas estas perguntas. Por isso, um bom projeto de marca só é possível por meio de profissionais que possuem capacidade de entender o real espírito de uma corporação para sintetizá-la em um símbolo singular e atrativo para seu público alvo. O designer entra como peça fundamental neste processo por ser capaz de transmitir o espírito da marca em todos os pontos de contato de uma empresa, incluindo logotipo, embalagens, papelaria, website, interiores, editoriais e, ainda, ilustrações corporativas.

A ilustração é uma forte e estratégica ferramenta de branding, apesar de ainda ser muito subestimada pelas empresas. O designer, como articulador de signos e produtor de significados, possui o poder de criar ilustrações que enfatizem e agreguem valor à marca, transmitindo mensagens de forma subconsciente e gerando sensações únicas e expressivas para cada consumidor. Muitas grandes marcas fazem uso de ilustrações em sua comunicação rotineiramente: Nike, Adidas, Heineken, Itaú, dentre tantas outras. A narrativa gerada por uma ilustração dentro de um contexto corporativo acentua todos os valores dados à empresa a partir de todos os outros pontos de contato (logotipo, editoriais, website).

Nike

Uma boa ilustração, que fortalece todos os outros pontos de contato de uma empresa, garante uma experiência singular para seus consumidores. Solidifica os valores e crenças de uma corporação de forma sútil e agradável, moldando e valorizando o espírito da marca que está presente no imaginário de seu consumidor.

Alguns exemplos de como as ilustrações contribuem com o processo de branding de uma marca, transmitindo sua energia e a personalidade de forma única e marcante:

Nike

 

Nike

jacob-weinstein-illustration-Nike-LBJ.jpg

 

Fontes das imagens:

http://en.creasenso.com/illustration/illustrators/alexis-marcou/nike

http://www.jacob-weinstein.com/illustration/nike

http://everynicething.com/Illustration-Nike-Be-Transformed

http://www.colletivo.com.br/pt/portfolio/itaudoodles

Aline Jorge é cofundadora do estúdio de design Vermelho Panda.

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