Guia de diagramação para um livro acessível

Guia de diagramação para um livro acessível

A designer Fernanda Schacker foi destaque na 62ª Feira do Livro de Porto Alegre com seu incrível trabalho de conclusão de curso: o Guia de diagramação para um livro acessível.

O Guia escrito pela designer gaúcha é um passo-a-passo para o desenvolvimento de livros voltados para aqueles que possuem necessidades especiais.

Guia de Diagramação para um Livro Acessível_Fernanda Schacker_Design-Inspirador02

“Desde criança, eu sempre tive muita imaginação e colocava muita criatividade na escrita. Sonhava em ser escritora e publicar um livro. Quando cheguei ao vestibular, escolhi design gráfico e aprendi todo o processo de produção de um livro. Como eu tenho Síndrome de Down e queria ajudar outras pessoas, criei o Guia”

Cheio de recursos voltados a facilitar a leitura de pessoas com vários tipos e graus de deficiência, o livro de Fernanda foi elaborado nos mínimos detalhes. Desde a gramatura do papel, mais grossa e resistente para não ser danificada com o uso de viradores de página com velcro, até a sobrecapa que mantém o livro aberto em pé em um ângulo de 20º que, segundo a autora, supre a necessidade de pessoas impossibilitadas de segurar um livro, oferecendo autonomia para leitores com certas limitações.

Guia de Diagramação para um Livro Acessível_Fernanda Schacker_Design-Inspirador

Com um livro tão inspirador como esse, é difícil de acreditar que ele ainda não tenha nenhuma editora.

#editoras #fikdik

Priscila Souza

Adora fotografia, embalagens diferentes, móveis e marketing. É uma das redatoras do blog, e busca inspiração nas coisas vivas e em situações do cotidiano.