Dentsu – uma agência de design criativo

Dentsu – uma agência de design criativo

Esse ano fui pela primeira vez ao festival de publicidade Cannes Lions. Lá assisti algumas palestras bem legais, mas a que mais me inspirou foi a Thinking Design – organizada pela agência Dentsu. Eu não conhecia a Dentsu, mas já havia ouvido sobre sua fama.

A palestra, cujo nome faz alusão ao tão falado Design Thinking, buscou responder a uma provocação dada logo no início “O que é Design?”. A resposta foi dada, principalmente através de trabalhos da agência, mostrando que design vai muito além de visual ou gosto.

Get back, Tohoku.

E se os trens fossem heróis? Essa campanha para East Japan Railway Company, junta os apelidos dados pelos engenheiros aos trens, o design único e a inspiração de Jaspion, Jiraya e companhia.

 

 

 

 

Magic

Esse projeto de design de embalagem facilita a retirada das lentes de contato descartáveis, evitando que o usuário tenha contato com a parte interna da lente, o que torna o processo mais prático e higiênico. Se utilizando da lógica das formas que surgem a partir do uso da embalagem, criaram também essa identidade visual fantástica:

 

 

 

Iron Mind – One Show 

Para conseguir ter as melhores ideias, os criativos tem que ter uma mente forte. O melhor exemplo de força, é a estrutura de ferro usada em grandes construções. Reforçando ainda mais o conceito, os posters foram impressos com a textura de metal. O que se pode tocar está próximo, como as peças da exposição do One Show, um dos mais respeitáveis prêmios de publicidade.

 

 

 

 

The Beautiful Black List – D&AD 

A baleia é o maior e um dos mais enigmáticos animais aquáticos. Não há fronteiras para ela, que viaja pelo oceano para onde quiser. E esse é o conceito da campanha da exibição dos grandes premiados dos 50 anos de D&AD. Seu prêmio máximo, o Black Pencil, orientou a cor da baleia.

 

 

 

 

Life is Electric – Panasonic 

Qual o valor real da eletricidade para as pessoas? Como elas podem ver isso? Com esse questionamento em mente que criaram a campanha Life is Electric, a grande vencedora de Cannes na categoria Design. A partir de 21 maneiras diferentes de carregar uma pilha, a campanha consiste em mostrar como a eletricidade está em tudo e como nos relacionamos com ela sem perceber.

 

 

 

 

Design deve trazer à tona a natureza das marcas, suprir as necessidades latentes, usar e criar culturas, ser lógico, usar o tato de forma inteligente e ser criado a partir de muita pesquisa. No design nada deve ser feito por acaso, tudo cria um significado único. Devemos, não só tomar cuidado com isso, como também, e principalmente, usar a nosso favor em toda a criação que fizermos.

 

Rubens

Diretor de Arte, atualmente na Publicis de Lisboa. Veio trabalhar na terra do Pastel de Belém em meados de 2015. Antes disso vivia em São Paulo, onde passou por agências legais como AlmapBBDO e F/Nazca Saatchi&Saatchi. Foi selecionado como Young Lions para representar Portugal em Cannes Lions 2016.