De onde vem a inspiracao?

De onde vem a inspiração?

Quando se trata de desenvolver produtos e ter idéias inovadoras, uma das maiores preocupações que temos é: onde encontrar inspiração para tanta coisa!?
Hoje veremos que a inspiração está por toda a parte, mas precisamos treinar nossa forma de observar as coisas ao nosso redor. Pessoas, objetos, ações, plantas ou animais…
O exemplo mais conhecido é o do velcro, o qual foi desenvolvido por Georges de Mestral após observar como as sementes de uma certa planta se prendiam ao pelo do seu cachorro.

velcro1
Outro exemplo muito interessante, e mais atual, é o do galheteiro Ajori, desenvolvido por uma equipe de designers, artesãos e outros profissionais para a marca ÀTICAMK.
A partir da observação e análise de uma cabeça de alho, eles desenvolveram um galheteiro simples, funcional e muito desejável!

a1c5412f0c0ac735dcce71853eb4abe5

Outra idéia super interessante e, por que não, revolucionária, foi a “árvore solar” proposta por Aidan Dwyer. Ao questionar a distribuição de galhos e folhas de uma árvore, descobriu que esta segue a seqüência de Fibonacci, a qual potencializa a capacidade de recepção de luz solar das folhas.  Com essa descoberta em mãos, o próximo passo foi desenvolver um protótipo da ‘árvore solar’ para confirmar suas teorias colocando-as em prática.

Projeto-da-Árvore-Solar-por-Aidan-Dwyer

Resumindo…estamos cercados por milhares de “musas” para nos inspirar, e basta treinar a forma como vemos o mundo à nossa volta para começar a enxergá-las. E então? O que você vê à sua volta?

Fontes:
http://abduzeedo.com.br/inspira%C3%A7%C3%A3o-design-industrial-ajor%C3%AD
http://noticias.vidrado.com/meio-ambiente/arvore-solar-menino-de-13-anos-propoe-novo-arranjo-de-paineis-solares/

Formado em Design de Produto pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, adora design gráfico, web e produtos inovadores. Criador e redator do blog, busca inspiração em todos os cantos e áreas do conhecimento.

11

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Share On Pinterest