Clementina Duarte e a Identidade Brasileira.

Clementina Duarte e a Identidade Brasileira.

Nascida em Pernambuco em 1941,Clementina Duarte estudou  na Faculdade de Arquitetura do Recife no início dos anos ’60, e em 1966 foi fazer pós-graduação em arquitetura e design no Instituto d’Art et Métiers  na França, onde iniciou sua carreira como designer de jóias.

web_ClementinaDuarte-20121015-173149

Inspirada pelas formas da natureza, pelo barroco e pela arquitetura de Oscar Niemeyer, Clementina Duarte foi a primeira a criar jóias com identidade brasileira.

 

Entretanto, seu gosto por jóias vem desde a sua infância, quando adorava desenhar belas princesas adornadas por pérolas, esmeraldas e rendas, o que viria a ser um presságio de sua futura carreira como designer.

“A perfeita execução, a qualidade inovadora e as características brasileiras de suas peças fizeram com que a artista fosse descoberta pela diplomacia de nosso país, e suas jóias tornaram-se presentes oficiais do governo brasileiro” (Denise Mattar, 2012)

Curiosidade: A seguir uma pequena lista de algumas personalidades presenteadas com as jóias de Clementina Duarte.

-Princesa Irene, da Holanda

-Danielle Mitterrand, da França

-Maria Barroso, 1ª dama de Portugal

-Lyudmila Kuchen,Ucrânia

-Lyudmila Putin, Rússia

Veja mais sobre o trabalho de Clementina Duarte

clementina (1)

clementina (1)

SONY DSC clementina (2) clementina (3) clementina (4) clementina (5) clementina (6) clementina (7) clementina (8) clementina (9) clementina (10)

 

Ricardo Bonizoli

Formado em Design de Produto pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, adora design gráfico, web e produtos inovadores. Criador e redator do blog, busca inspiração em todos os cantos e áreas do conhecimento.

No comments yet. Be the first one to leave a thought.
Leave a comment

Leave a Comment