A camisa sinfônica

A música sempre foi algo capaz de mexer com as pessoas. Cada ritmo, timbre e nota, mesmo sem uma palavra sequer para acompanhá-los, são capazes de transmitir os mais diversos sentimentos àquele que os escuta.

Por saberem disso perfeitamente, a Jovem Orquestra Sinfônica de Hamburgocom colaboração do CuteCircuit London, decidiu levar essa experiência a quem talvez não a conheça: pessoas com deficiência auditiva.

Para conseguir apresentar a música àqueles que não podem escutá-la, a ideia foi transformar o som em uma experiência tátil, por todo corpo do usuário, através da The Sound Shirt. Esse wearable é capaz de “espalhar” os diferentes instrumentos presentes na sinfonia por vários sensores distribuídos por ele, e com todas as dinâmicas que lhes são próprias, permitindo ao usuário sentir de maneiras diferentes cada instrumento.

Veja como foi o primeiro concerto dessas pessoas:

Não é à toa que a ideia está concorrendo ao leão de Creative Innovation em Cannes…Afinal de contas, a música deve ser para todos!

Adora fotografia, embalagens diferentes, móveis e marketing. É uma das redatoras do blog, e busca inspiração nas coisas vivas e em situações do cotidiano.

130