A semiotica aplicada ao design.

A semiotica aplicada ao design.

O que é semiótica?
Semiótica (do grego semeion = signo) é a teoria geral dos signos, e se apresenta em três principais elementos: signo, objeto e interpretante.
Tríade
Segundo Niemeyer, os signos se organizam em códigos e constituem um sistema de linguagem que formam a base de toda e qualquer forma de comunicação.
A semiótica oferece aos designers uma metodologia que, quando aplicada, auxilia no processo de comunicação e geração de sentido da idéia a ser transmitida, estudando sua semiose. Muitos profissionais na área de design não a utilizam, principalmente pela falta da prática no assunto, deixando de lado uma poderosa ferramenta.
Usando signos como uma estratégia de comunicação a mensagem pode ser facilmente transmitida, comunicando conceitos complexos e importantes de maneira simples, aumentando as chances de sucesso do design na criação de uma identidade visual, logotipo, branding e produtos em geral.
A eficiência do símbolo pode ser notada principalmente nos logotipos e produtos reconhecidos mundialmente.
A semiótica pode ser aplicada tanto ao design gráfico quanto ao design de produto, visto que um produto também se comunica com o usuário, principalmente pelo tato.
Concluímos aqui a importância do uso da semiótica na consolidação de uma idéia, que pode fazer seu design ser assertivo e ganhar presença no mercado.
Veja aqui alguns exemplos do bom uso da semiótica:

coca-cola isqueiro_zippo_cromado_roxo_abyss_24747zl placa parePoltrona-Le-Corbusier-Estrutura-Em-Inox-20120518150658
Referências:
Ambrose, Gavin; Harris, Paul.  Design Thinking.  Porto Alegre: Bookman, 2011.
Niemeyer, Lucy.  Elementos de semiótica: aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2009.

 

Ricardo Bonizoli

Formado em Design de Produto pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, adora design gráfico, web e produtos inovadores. Criador e redator do blog, busca inspiração em todos os cantos e áreas do conhecimento.

1 comment

Leave a comment
  1. Pra Flávia Alves

    18 de maio de 2016 at 23:38

    Muito bom! Há anos faço trabalho de gráfica rápida, mas só agora na Faculdade de Letras, estou conhecendo a Semiótica e surpresa com sua importância na comunicação gráfica.

Leave a Comment