A maior sacada que o Goku pode te dar

A maior sacada que o Goku pode te dar

Esse texto eu publiquei originalmente no meu próprio blog. Sua repercussão na época foi bem legal, por isso também quero compartilhar aqui no Design Inspirador. Acho a mensagem muito importante para todos que trabalham na área de design e publicidade. Espero que vocês gostem!

Vocês sabem qual a principal diferença entre Goku e seu filho Gohan? Goku sempre foi o grande herói de Dragon Ball, enfrentou muitos inimigos que sempre eram considerados os mais poderosos do universo. Mas na saga de Cell, Gohan superou os poderes de seu pai e derrotou o tão temido vilão.

 

Anos depois surgiu outro vilão, o Majin Boo. E sabem o que aconteceu? Novamente o grande herói foi o Goku. Nessa saga tem até cenas do Goku falando sobre isso com Gohan. O que aconteceu foi simplesmente que o Gohan parou de treinar, enquanto Goku sempre buscou melhorar, sua luta sempre foi consigo mesmo.

 

 

Goku não se dá ao luxo de só treinar na hora que o desafio aparece, pois dessa forma ele não estaria preparado a tempo. Essa postura também é muito importante na área de criação.

 

Pois você já deve ter sofrido por só arrumar o seu portfolio quando abriu aquela vaga bacana, toda aquela correria e desespero. Nesses casos acontece de duas, uma: ou sua pasta será feita as pressas e não estará boa; ou quando terminar de arrumar a vaga já terá sido preenchida.

 

Goku, além de ter ensinado tanta coisa em nossa infância, também nos ensina isso.

 

O portfolio é um trabalho constante, que deve ser atualizado sempre, buscando pontos a melhorar. Seja criando novas peças, seja melhorando os projetos já existentes. As pessoas tem o costume de achar que um projeto quando foi feito, não deve ser alterado. Isso é mito! Principalmente na forma que você apresenta esse trabalho no portfolio.

 

Na minha carreira trabalhei com alguns Diretores de Arte que admiro muito, porém um deles me chamou muito atenção. Ele é muito reconhecido pelo mercado por causa seu trabalho, sempre na lista dos melhores Diretores de Arte do país. Muitos diriam que ele não precisa mexer no portfólio, que talvez nem se quer precise ter portfolio. Porém ele era, na agência, o que mais arrumava a pasta. Diariamente ele entrava no seu site para ver o que poderia ser melhorado.

 

Ele sempre me dizia, que o seu cuidado com o portfolio tem que ser maior do que o cuidado que você tem com os jobs da agência. E quanto mais cuidado você tem com o portfolio, mais cuidado você terá nos jobs. É um ciclo vicioso que ajuda você a melhorar o seu critério e o seu portfolio. Não tenho dúvidas que essa postura dele que fez com que ele crescesse tanto na carreira.

 

Então se quer crescer e ser reconhecido no mercado? O primeiro passo é valorizar o seu trabalho. Invista tempo revisitando e arrumando da melhor forma o seu portfolio, e verá os resultados.

 

Quando surgir aquela vaga perfeita, você estará preparado.

 

Rubens

Diretor de Arte, atualmente na Publicis de Lisboa. Veio trabalhar na terra do Pastel de Belém em meados de 2015. Antes disso vivia em São Paulo, onde passou por agências legais como AlmapBBDO e F/Nazca Saatchi&Saatchi. Foi selecionado como Young Lions para representar Portugal em Cannes Lions 2016.