3 motivos para se ter o domínio próprio

Ter um domínio próprio (como nomesobrenome.com.br) é algo importante e que pode fazer a diferença na sua carreira, por isso, listarei aqui os 3 principais motivos para se ter o seu domínio próprio.

 

Esses motivos são relevantes para quem quer seguir carreira como designer contratado, mas para quem quer seguir carreira como designer freelancer são essenciais.

 

1. Profissionalismo

 

 

O domínio próprio traz um profissionalismo por vários motivos, o principal deles é o email. Qual email você acha mais profissional? nome@nomesobrenome.com.br ou nome123@gmail.com?

 

É muito importante transmitir a seriedade do seu trabalho, pois é isso que irá gerar segurança em quem irá contratar os seus serviços, quanto mais profissional o seu material for, mais estabilidade transmite.

 

Como marceneiro, alguns trabalham em uma garagem suja, sem informativo de que é marceneiro nem nada, ele pode ser um ótimo marceneiro, mas eu ficaria muito receoso em contratar os seus serviços. Prefiro pagar mais em uma marcenaria com o logo na fachada, onde a aparência é bem cuidada. Isso porque a probabilidade desse profissional sumir com o meu dinheiro, depois de ter investido na sua marca, é muito menor.

 

Por isso, é muito bom ter o domínio próprio em seu site e usar um email personalizado. Isso irá transmitir mais segurança e confiança para seus clientes.

 

2. Autonomia

 

 

A construção do site / portfolio de um designer é algo em constante evolução. Eu mesmo já usei a plataforma do cargocollective, já tive o portfolio no formato de blog e também já construí meu próprio site.

 

O benefício que o domínio próprio traz é que quem tem seu link, mesmo que você mude de plataforma, sempre poderá acessar o seu portfolio atualizado. Pois o nomesobrenome.com.br sempre redirecionará para o site correto. Isso é ótimo para que ex-clientes possam voltar a ser clientes ou indicar os seus serviços a conhecidos.

 

Isso trará uma autonomia para seu portfolio muito boa, fazendo com que você não se preocupe em permanecer em uma plataforma que não atende mais suas necessidades só porque você já divulgou muito esse link.

 

3. Facilidade na busca (SEO)

 

 

Eu não entendo muito de SEO (na verdade está na minha lista de coisas que preciso muito estudar rsrs) mas pelo que eu noto as probabilidades de uma URL personalizada aparecer em primeiro nas buscas são muito grandes. Por exemplo, se pesquisarem Nome Sobrenome há grandes chances de o domínio nomesobrenome.com.br vir primeiro.

 

O benefício disso é que se um cliente te indicar, mas não tem seu contato naquele momento, a pessoa consegue te encontrar facilmente. Nesse momento, o fato de ter um domínio próprio também irá transmitir profissionalismo para quem estiver fazendo a busca.

 

Bom, esses são alguns motivos, há outros. Por isso eu pergunto, qual o seu motivo para ter o domínio próprio?

 

Diretor de Arte, atualmente na Publicis de Lisboa. Veio trabalhar na terra do Pastel de Belém em meados de 2015. Antes disso vivia em São Paulo, onde passou por agências legais como AlmapBBDO e F/Nazca Saatchi&Saatchi. Foi selecionado como Young Lions para representar Portugal em Cannes Lions 2016.

438